sexta-feira, 25 de março de 2022

O Dia do Pai...

...foi preparado com muito carinho!
Fizemos presentes e enviámos mensagens...


aprendemos canções e poemas...



E como algumas das nossas meninas e dos nossos meninos já tinham ido escalar, lembraram-se de convidar os pais a virem também. O Pai Nuno da Madalena S. ajudou e lá fomos todos para a parede de escalada, em Estômbar, celebrar o Dia do Pai na ...

Primeiro cantaram ...


E depois, querem ver como foi?




Mas a propósito do Dia do Pai foram feitas muitas outras descobertas. Por exemplo:

Alguns  meninos e meninas fizeram a pintura do pai e  enquanto escreviam  os nomes de cada um descobriram que havia nomes que começavam pela mesma letra e que outros até eram iguais!




Resolveram por isso fazer um gráfico para conseguirem perceber melhor. 


Com este gráfico descobriram  que há  nomes de pais que começam por letras diferentes e outros com a mesma letra. Também descobriram que alguns pais têm o mesmo nome  (Bruno, Paulo e Pedro). Observaram que a letra   P é a que tem mais nomes de pais. Mas, sempre que olham para o gráfico fazem descobertas diferentes que partilham com os amigos da sala!

Num outro grupo, cada criança apresentou o nome do seu pai e repararam que existiam muitos nomes diferentes mas também que alguns se repetiam. Logo foi necessário descobrir quais...


Viram assim que 4 crianças têm um pai chamado João, 2 têm um pai chamado Vítor e que muitos outros nomes não se repetem, ou seja, só aparecem 1 vez.

Também fizeram gráficos sobre o que mais gostavam de fazer com os pais. Como este!


Outras meninas e outros meninos, e
m tempo de trabalho coletivo, partilharam com o grupo o nome do pai e identificaram,  modelaram e pintaram a letra inicial. Descobriram os nomes  que começavam pela mesma letra e agruparam-nos fazendo conjuntos. Por fim decidiram fazer um registo.



Foi assim que ficaram a saber que 
“O R é o mais alto porque tem mais letras” (Francisco) e que "Tem 25 letras como os meninos da nossa sala" (Guilherme)


Muito ficou por mostrar e contar, mas no dia 19 de março de 2022, houve de certeza muitos pais felizes com todos os miminhos e prendas que receberam!