Oficina da Luz

Todas as meninas e todos os meninos são construtores de conhecimento e de cultura,
são curiosos,
competentes,
criadores,
participativos,
pensam... sentem... e questionam!

Um dia surgiu a questão "O que é a sombra?"... 
e com ela nasceu uma Oficina da luz que percorreu todas as salas dos nossos jardins de infância.

Procurou-se assim que as 215 crianças que frequentam o pré-escolar do AERA pudessem ...
  • compreender que a sombra é a ausência parcial de luz;  
  • compreender e identificar diferenças e semelhanças entre diversos materiais, relacionando as suas propriedades com os objetos feitos a partir deles; 
  • identificar e classificar materiais em transparentes, translúcidos e opacos; 
  • observar a reflexão da luz; 
  • compreender que um objeto que reflete a luz não é uma fonte de luz; 
  • cooperar uns com os outros no processo de aprendizagem 
  • e desenvolver capacidades expressivas e criativas.

Tudo começava com as suas sombras ...


E foram lançados muitos desafios!
Querem saber quais? 
 


Foram muitas as propostas!
Até conseguiram mexer o corpo sem que a sombra se alterasse! 
Não foi fácil, mas experimentando o erro foram criando alternativas para os resolver!!!

Piscaram os olhos, abriram a boca, mexeram a mão à frente do corpo...

Como tiveram a oportunidade de ver no filme, depois da brincadeira com as sombras a oficina da luz continuou com o Teatro de Sombras Chinesas da história "O Cuquedo"

Para que todos os que nos visitam possam conhecer também esta história, aqui fica a versão do Rodrigo e do Gustavo R! 


E registos da história que algumas meninas e alguns meninos também fizeram!



No final do espetáculo do Cuquedo, em grande grupo, conversaram sobre o que tinham vivido e partilharam com os amigos aquilo que já sabiam, ou julgavam saber, sobre a luz. 

Afinal, não tinham conseguido adivinhar qual era a cor dos animais da história pois apenas tinham visto as suas sombras, mas repararam que os olhos do personagem principal, o Cuquedo, eram vermelhos. 



Porque seria? Será que nem todos os objetos e materiais fazem sombras como aquelas que tinham conseguido fazer com o corpo? Era preciso investigar.

Decidiram ser cientistas e descobrir o que a luz faz sobre as coisas!

O Rafael F. disse logo que os cientistas para aprenderem têm que ter um plano!

E porque é tão importante, já nestas idades, que se comecem a apropriar progressivamente do processo de desenvolvimento da metodologia científica, começaram por pensar sobre o que iria acontecer se iluminassem com uma lanterna estes objetos. 


Registaram as hipóteses levantadas numa tabela.

Quando, por hipótese, consideravam que a luz não ia conseguir atravessar determinados objetos, os opacos, esses eram assinalados na coluna da caixa de fósforos (vazia!).

Quando julgavam que a luz ia conseguir atravessar um pouco alguns desses objetos, os translúcidos, assinalavam-nos na coluna do papel celofane (utilizado para os olhos do Cuquedo)

E quando colocavam como hipótese que a luz os ia conseguir atravessar totalmente, os objetos transparentes, registavam as suas ideias na coluna de um pedaço de plástico transparente (a tampa de uma embalagem de fita-cola).

Depois de levantadas as hipóteses os "cientistas" foram realizar as suas experiências!


Sendo fundamental que as crianças tenham a oportunidade de participar nas decisões sobre o seu processo de aprendizagem, a oficina da luz foi dinamizada de forma a fomentar a reflexão/avaliação 
e garantir a possibilidade de escolha individual das experiências de aprendizagem a realizar...

... com Projetores ...


... com Retroprojetores ...


... com Caixas de Luz ...


... e com Lanternas ...



Muito ficou por contar!

Durante a oficina desenvolveu-se um processo de avaliação formativa que assentou:
  • na curiosidade e vontade de participar reveladas pelas crianças;
  • nas suas respostas às questões e desafios lançados;
  • nas ideias expressas sobre o que pensavam que iria acontecer no decurso das experiências;
  • nos registos em grande grupo das descobertas feitas...

Depois da oficina, com cada grupo, foram ainda realizados outros momentos de reflexão sobre o que havia sido vivido. 
Estes foram alguns dos registos de avaliação produzidos.


Uma tabela semelhante à utilizada na oficina,
onde haviam sido registadas as hipóteses e as conclusões.

e outros...


E para terminar em grande, aqui fica o teatro do "Cuquedo" que um dos grupos criou!