Boas notícias!

  Nasceram 3 Linces Ibéricos em Silves!


É mesmo uma boa notícia, não é? As crias não abrem ainda os olhos, mas a lince Juromenha, de 9 anos, presta-lhes agora os cuidados adequados e um dia elas vão poder correr livremente pelo campo.

Os linces Ibéricos são felinos como os leões, as chitas, os tigres ... e os gatos! Eles são parecidos uns com os outros, não acham?

Observem por exemplo este lince-ibérico e este gato e encontrem as semelhanças e as diferenças entre eles!


Para poderem ver se acertaram, fizemos este vídeo a partir de uma publicação do Instituto de Conservação da Natureza de 1997. Há 24 anos a escritora Paula Abreu e a ilustradora Inês Má juntaram-se para criar este livro! Ainda bem que o fizeram!!!



Na altura em que este livro foi criado, existiam menos de 100 linces ibéricos. Agora, graças ao trabalho de muitas pessoas que os protegem, já são cerca de 900. Ainda são poucos, mas se todos nós protegermos os linces, eles vão poder continuar a existir no Planeta Terra. 

https://www.youtube.com/watch?v=z6wYGimGEpc&feature=emb_logo

Lembrem-se sempre que quando desaparece uma espécie de animal todos os seres vivos perdem. É que estamos todos ligados. Recordam-se da história "Eu não fui!". O que seria do nosso planeta se deixassem de existir aranhas?

Algumas das vossas descobertas: