Algumas das nossas meninas e dos nossos meninos realizaram experiências sobre o som. Tiveram a ajuda da professora Susana Varela do Clube de Ciência Viva do AERA.
Ela começou por explicar que o som chegava até aos nossos ouvidos pelo ar. Como não podemos ver o ar, abanámos as mãos para o sentir nos nossos rostos.
Depois, pousámos as nossas mãos no pescoço e vimos que quando respirávamos não sentíamos nada de especial, mas se disséssemos "aaaaaaaaaaaa" ou falássemos, algo vibrava. Aprendemos que eram as nossas cordas vocais a vibrar e que é preciso que algo vibre para que o som aconteça!
Também ouvimos, muito atentamente, o som que réguas de tamanhos diferentes faziam ao vibrar. Experimentámos também com elásticos! |
Foi-nos explicado que o som não se vê, ouve-se. Ele atravessa o ar, que os sons muito fortes ouvem-se muito longe, sons mais fracos ouvem-se quando estamos mais perto.
Foi então que a professora Susana Varela realizou uma experiência com um diapasão, um recipiente em vidro, água, corante e um martelo.
Querem ver como foi esta experiência?
Depois, a professora Susana Varela colocou diferentes quantidades de água em 7 gobeletes iguais.
Juntámos um pouco de tinta para ser mais fácil ver as diferenças e de seguida fomos ouvir o que acontecia quando ...
A seguir, claro, todos quisemos experimentar...
O Henrique B. até quis fazer uma música para enviar à mãe!
Naturalmente registámos as nossas descobertas.
Mas ainda houve tempo para aprendermos a fazer telefones de fio!
Agora já podemos conversar com os amigos usando os nossos telefones... e é bem divertido!