Dinossauros

 Tudo começou com a chegada de uma impressão de um animal que a Formiga Ermelinda nos enviou para investigarmos o que seria.

Descobrimos que era um "fóssil" de Dinossauro e nós já sabíamos muitas coisas sobre eles.


Mas, mesmo assim, quisemos pesquisar mais sobre estes animais com a ajuda dos pais.



Nestas pesquisas verificámos que o "fóssil" pertencia ao dinossauro PARASAUROLOPHUS.

Quando descobrimos o nome do dinossauro que estava no fóssil, descobrimos também que a palavra Dinossauros tem 4 vogais, A, I, O, e U.



Então, fizemos o jogo das vogais da palavra Dinossauro. Para que o jogo fosse mais desafiante dividimo-nos em 4 equipas. Cada equipa, num conjunto de imagens, teve de descobrir aquelas que começavam pela vogal A, I, O ou U. Contámos quantos pontos fez cada equipa.



Para além de descobrirmos que a palavra Dinossauro tem 4 vogais, descobrimos também que se divide em 4 sílabas. Foi a vez de brincarmos à divisão silábica. 


Para conhecermos mais características dos Dinossauros, cada um de nós montou um puzzle.

Depois de todas estas descoberta, o João C. disse: “vamos fazer um Jurassic Park com árvores, vulcões, dinossauros e um portão”. A Maria M. disse para “colocarmos os esqueletos dos dinossauros” e o Santiago C. disse para “construirmos um museu com uma caixa de cartão.” Colocámos mãos à obra e através de um quadro de tarefas dividimo-nos em grupos para sabermos quem fazia o quê.


Decidimos fazer as árvores com jornal e rolos de papel, os vulcões com um copo de iogurte e massa de modelar, os dinossauros com pacotes de leite, os esqueletos com cotonetes e o museu com uma montanha feita de terra e paus.

Como os Dinossauros viveram no tempo dos vulcões quisemos simular um erupção. Para fazermos esta experiência misturámos detergente da máquina em pó com fermento. Depois, colocámos vinagre tingido de vermelho nos nossos vulcões e deitámos para dentro a mistura. Vejam o que o que aconteceu!!!

Para terminar construímos o nosso museu de Dinossauros para podermos brincar com ele.


 Foi uma aventura em GRANDE como os DINOSSAUROS.