Ainda a propósito do Dia do Folclore e do Rancho Folclórico do Calvário, quisemos aprender mais sobre as nossas tradições culturais.
Para isso fomos percorrer o país de lés a lés!
Mapa de Portugal. (Imagem-JAVIER BELLOSO) |
Descobrimos que em muitas localidades de Portugal, desde o norte ao sul, ainda se mantêm vivas muitas tradições.
Vamos vê-los?
Continuando em direção ao sul, no centro de Portugal, fomos dar uma espreitadela ao Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio, que é uma localidade muito próxima da cidade da Covilhã.
O grupo de dança foi criado para que as pessoas pudessem divertir-se e conviver umas com as outras, mostrando assim valores culturais de épocas passadas.
Mas este rancho, que já tem 53 anos de existência, criou também um Museu Etnográfico.
Quem visita o museu fica a conhecer um pouco da história de outros tempos: como se vivia, como se vestiam as pessoas, quais eram os objetos que se utilizavam dentro de casa.
Ora vejam ...
E agora ... vamos até ao Baixo Alentejo, que é uma zona de Portugal perto do Algarve onde vivemos. Aqui, a tradição das danças está um pouco esquecida, mas as pessoas gostam muito de cantar. Fazem-no em coro ou conjunto e chamam à sua forma de cantar o cante alentejano.
Querem ouvir o Grupo Coral e Etnográfico Os Camponeses de Pias?
A tradição do cante alentejano surgiu há muito tempo, quando um grande número de pessoas tinham de trabalhar juntas para cultivar os alimentos nos campos.
Para ajudar no seu difícil trabalho, cantavam em conjunto. Também cantavam dessa forma nos convívios após o trabalho e nos momentos festivos. Mais tarde, ensinaram as canções aos seus filhos e netos, que ainda hoje as cantam.
Muitos dos grupos de cante alentejano gostam de cantar trajando
roupas e objetos como os que as pessoas usavam antigamente para trabalhar nos
campos, como estes:
“As papoilas d’A -do Corvo” – Grupo Coral feminino do concelho de Castro Verde in alentejoturismo.pt