Da horta para o prato

 O dia 22 de abril é o Dia da Terra!

O que será que isto quer dizer?

Será importante celebrar este dia? Porquê?

O que podemos fazer para ajudar o nosso Planeta Terra e todos os seres que nele vivem? 

As nossas meninas e os nossos meninos já estão a ajudar com as suas hortas biológicas e eles têm novidades para nos contar!

Da horta para o prato...

Cuidamos muito bem das nossas plantações e por isso podemos saborear os produtos que a horta nos oferece! Todos os meninos da nossa escola têm a oportunidade de provar estes deliciosos alimentos.

Por exemplo, um dia, colhemos as ervilhas, descascámos e comemo-las num arroz de ervilha com cenoura ao almoço!

A colher as ervilhas.

O nosso arroz de ervilhas com cenouras!

No dia seguinte colhemos também as favas, descascámos e comemos também ao almoço. 


Estava também na hora de colher as alfaces. Com elas resolvemos preparar uma bela salada. Primeiro higienizámos as nossas alfaces. Elas estiveram na água com uma pastilha desinfetante durante 15 minutos. Observámos que a água ficou um pouco suja com terra e bichinhos. Depois, as alfaces foram novamente lavadas e a seguir foi só parti-las aos bocadinhos com as mãos… já está! O almoço foi acompanhado por esta maravilhosa salada preparada por nós.



Resolvemos ainda fazer a nossa caixa de compostagem aproveitando os restos das alfaces. 


Depois, como temos um viveiro de minhocas na nossa sala, quisemos colocá-las no nosso compostor. Assim, as nossas minhocas vão transformar os nossos resíduos orgânicos.

Agora, cada vez que comemos fruta, os restos são levados por nós para a caixa de compostagem. 

As nossas minhocas estão bem alimentadas e ativas. Vamos poder usar o nosso composto para alimentar as plantas da horta!

Outro dos produtos colhidos foram os morangos! Observámos a sua cor, forma, textura e sabor! Foi muito divertido! 


Provámos os morangos...estavam deliciosos!

Fizemos alguns registos do que observámos...





A nossa horta está fantástica, não acham? 

Como diz Moacir Gadotti, 
“Um pequeno jardim, uma horta, um pedaço de terra é um microcosmos de todo um mundo natural… Ele nos ensina valores da emocionalidade com a terra: a vida, a morte, a sobrevivência, os valores da paciência, da perseverança, da criatividade, da adaptação, da transformação, da renovação.”
in https://autossustentavel.com/2018/06/por-que-ter-uma-horta-na-escola.html

Nós vamos continuar a dar notícias, mas sabiam que nem sempre é preciso ter um terreno para poder fazer uma horta? Que podemos fazer crescer novamente vegetais, ervas aromáticas e outros alimentos a partir do que sobra quando cozinhamos?

Olhem em redor na vossa cozinha e vejam se conseguem encontrar vegetais ou sementes de frutas que possam ser replantadas. Para se inspirarem, vejam este vídeo!


Vamos a isso?
O nosso Planeta agradece!