Água

 Vocês sabiam que a água que hoje bebemos é a mesma que os dinossauros bebiam há 200 milhões de anos atrás?


Pois é, a água do Planeta Terra é sempre a mesma e está sempre a ser reciclada.

Às torneiras das nossas casas chega a água que foi coletada em barragens, que se enchem com a água da chuva, dos rios, ribeiros e também dos lençóis de água subterrâneos ... que são "rios" que correm debaixo da terra. É claro que antes de chegar às nossas casas, a água é limpa e tratada para que as pessoas a possam utilizar e beber sem ficarem doentes.

Mas vocês sabiam que a natureza também limpa a água? Querem saber como?

Quando chove, parte dessa água penetra na terra e atravessa filtros naturais de areia, pequenas pedras, carvão ... até que encontra rochas que não a deixam passar formando lençóis de água. Ao passar por estes filtros, a água da chuva vai ficando cada vez mais limpa. 

Por vezes, a água que se acumula nos lençóis subterrâneos percorre caminhos que a levam de volta à superfície e sai nas nascentes dos rios, nas fontes ...

Fonte da Azilheira, umas das nascentes que contribui para o Rio Arade.


Vocês também querem limpar água?

Façam esta experiência! Acreditem, é mesmo divertido!



Para além das pedrinhas e areia usadas no filme, vocês podem criar os vossos próprios filtros com outros materiais! Pensem nisso e tentem encontrar outras formas de filtrar a água. Experimentem e depois comparem os resultados das vossas experiências. Descubram quais sãos os filtros que funcionam melhor e depois partilhem connosco o que aprenderam. Desenhem, filmem... o que quiserem. O importante é que possamos aprender com as descobertas uns dos outros.

As nossas experiências.

A Beatriz V. a limpar a água.