Gostamos de maçãs!

 Com elas conhecemos um artista chamado Romero de Brito que faz e pinta maças às cores.

Como somos meninos curiosos quisemos também ser imaginativos e desenhámos algumas maças como o Romero Brito. Foi este o resultado…

As maçãs da Flor C. e Júlia C.

Todas estas cores fizeram-nos pensar se existiam maças também com estas cores. Então fomos saber mais sobre maças…

Descobrimos que as maçãs podem ser verdes, vermelhas, amarelas e também cor de rosa. Também descobrimos que as maçãs têm nomes diferentes, dependendo da cor, do tamanho e da forma.  

Começámos por falar da maçã Golden - que significa ouro em inglês. É muito macia e muito doce e é amarelinha.

Pink Lady quer dizer “Senhora rosa”, por isso é cor de rosa, doce e muito sumarenta.

Grammy Smith é verde e brilha muito. Esta maçã é muito dura e pouco doce.

Descobrimos que a maçã que comemos mais vezes chama-se Royal Gala e desta gostamos muito.

A maçã da Lara S.

Como estávamos muito entusiasmados, quisemos conhecer qual a árvore que tem maçãs. Descobrimos que se chama macieira e que ao conjunto de macieiras damos o nome de pomar.


A macieira do Tomás G.


Depois de tantas descobertas, brincámos com a plasticina, moldando maçãs de várias cores e tamanhos e conseguimos encher um prato com muitas.


Eduardo C a moldar as suas maçãs.

Com as nossas mãos, fizemos bolinhas com pasta de modelar e colocámos o pauzinho com um palito… As nossas maçãs pareciam mesmo verdadeiras!!! Quando secaram quisemos pintar as Royal Gala.


As maças da Sofia A., a Madalena B. e a Flor C.


Durante todas estas descobertas o Simão J. disse que as maçãs que pintámos pareciam, mesmo, a maçã da Branca de Neve que a bruxa lhe ofereceu. Quisemos ouvir a história…



E como somos muito criativos construímos fantoches para podermos explorar a história.





E ainda cantámos a canção do sete anões que podem ouvi-la aqui...

Os sete anões

Como gostamos de brincar à matemática, contámos maçãs e descobrimos que ao juntá-las formávamos números maiores.


A Lara S. a contar as maçãs.


Depois desta descoberta, explorámos símbolos que se utilizam na matemática.


Os registo do Gustavo M., Simão J., Laura J. e Matilde G.


Depois, fomos surpreendidos por uma maçã partida em muitas partes iguais e quisemos saborear cada pedacinho... Foi uma experiência deliciosa....



Com todas estas descoberta ficámos ainda a saber que ao descascarmos ou partirmos uma maçã, temos de a comer logo de seguida. Se não o fizermos, a maçã fica escura e não se deve comer. Isto acontece porque o ar escurece a fruta, dando-se o nome de oxidação.


A maçã antes e depois.

Foram muitas as descobertas e ficámos a perceber o quanto elas são importantes para a nossa alimentação.