Como toda a gente sabe, o que comemos e bebemos é muito importante para a nossa saúde e para que possamos crescer fortes e saudáveis.
Um dia, algumas das nossas meninas e dos nossos meninos começaram a comparar as suas alturas. Como são muito curiosas e muito curiosos, decidiram descobrir o quanto já eram crescidos.
Com a ajuda da régua de alturas que têm junto do espelho da sala fizeram essa medição.
O Jonas, que é o menino mais novo da sala, quis ajudar. Ele precisou de se colocar em bicos de pés para marcar a altura do Dinis, mas conseguiu! |
A Camila M. marca a altura da Lia. A Lia é mais alta que a Camila, mas têm a mesma idade! |
Depois de todas as medições as meninas pintaram o risco feito com a régua e o lápis de carvão. Escolheram lindas cores!
Os meninos também se
esforçaram por passar o pincel sobre a linha com todo o cuidado.
O registo ficou muito colorido porque utilizámos muitas cores. Foi um trabalho de equipa.
Observámos com muita atenção o nosso painel e descobrimos que o Guilherme T. é o mais alto da sala e o Jonas o mais baixo.
Verificámos que a menina mais alta é a Camila A, a mais baixa é a Constança que não é a menina mais nova da sala. A Clara é a mais nova de todas.
Agora, volta não volta, encostamo-nos ao nosso painel para vermos se já crescemos mais um bocadinho... parece que demora algum tempo... mas como nos alimentamos bem e somos fortes e saudáveis, qualquer dia realizaremos uma nova medição para registarmos o quanto crescemos…
Numa outra sala dos nossos jardins de infância este interesse também surgiu, mas desta vez tudo começou com a história "A que sabe a lua".
Todos gostaram muito da história e fizeram o seu registo...
Depois de muitos diálogos sobre como os animais tinham conseguido alcançar a lua e de termos explorado o medidor de alturas da história, concluímos que a altura é algo que conseguimos medir com uma régua.
Decidimos então em grande grupo comparar e medir as nossas alturas.
Com a ajuda dos amigos registamos num painel as nossas alturas.
E com a nossa cor preferida pintamos o nosso registo.
Que depois de pronto ficou assim.
E para ficar toda esta atividade guardada nos nossos portfólios fizemos um registo individual.