quinta-feira, 20 de maio de 2021

"O Daniel e as Porcas Saras"

Tudo começou quando no recreio encontrámos Porcas Saras. 


Como gostámos tanto delas quisemos conhecê-las melhor. Então decidimos construir-lhes uma casa com folhas, terra e paus para podermos estar mais perto delas.


Durante os recreios descobrimos que elas têm pintas amarelas no corpo, muitas patas e duas antenas.


Nas brincadeiras com as porcas saras aprendemos muitas coisas mais. A Lara N. descobriu que "elas comem folhas secas", a Maria B. que "comem raízes", o Tiago P. que "gostam de se enrolar na sua casa", a Maria C. que "elas vivem em todos os buracos, ou no chão ou na terra" e a Maria M. que "às vezes poem-se em bolinha"

Mas como somos muito curiosos quisemos aprender ainda mais!

A Rita T. quis descobrir "porque é que se chamam porcas saras?", a Maria M. "as cores que elas têm", o Santiago C. "quantas patas têm", o João C. "se têm pele dura", a Beatriz V. "se são venenosas", a Maria B. "de que cor são as patas" e o Mateus N. "onde têm o nariz, os olhos, a boca e o que têm por debaixo da patas".

Encontrámos algumas respostas nas pesquisas que fizemos.




Com a ajuda de um vídeo conseguimos ver como é que elas são. Ora espreitem também.

BIO ID Bicho-de-conta  


Depois de descobrirmos muitas coisas sobre as porcas saras e de encontrarmos as respostas às nossas perguntas, quisemos mostrar aos amigos tudo o que tínhamos aprendido. Decidimos criar uma história sobre as porcas saras. 

A primeira coisa que fizemos foi escolher quais as descobertas que queríamos partilhar e depois planeámos o trabalho a realizar. Uns meninos ficaram responsáveis por fazer os desenhos e outros por elaborar a história.    


Quando terminámos, juntámos tudo e fizemos um livro com o que tínhamos aprendido. Depois foi a vez de o mostrar aos amigos.


 
Mas como sabemos que os meninos e meninas também gostam de Porcas Saras e querem saber mais coisas sobre elas, vejam como ficou a nossa história. 
Divirtam-se!!