quarta-feira, 18 de novembro de 2020

O tempo e a matemática!

Durante o mês de outubro observámos e registámos diariamente o tempo atmosférico.


Queríamos saber qual o estado do tempo que mais vezes fazia... 

 Sol a brilhar no céu limpo,
algumas nuvens e o sol a espreitar,
o céu coberto de nuvens
e chuva. 

Recolhemos, analisámos e registámos os dados!  


Pensámos numa maneira divertida de organizar a nossa informação! 

Então, como adoramos brincar com o jogo do Lego, usámos as suas peças e  fizemos o nosso gráfico de barras. Também fizemos contagens!

Depois fizemos o registo das nossas observações!


Usámos papel de lustro colorido e as peças de lego para construir o nosso gráfico. Imprimimos  e recortámos imagens dos estados do tempo.

Eis o resultado final!



Como gostamos muito de trabalhar no computador, o Pedro S. lembrou-se que podíamos fazer também o registo no computador com a ajuda da educadora. Comparámos os dois gráficos e gostámos muito das duas atividades. 


É muito importante para nós partilharmos com os nossos amigos as nossas descobertas.


Interpretámos os gráficos de modo a dar resposta às nossas questões.

Qual o estado do tempo que fez durante o maior número de dias?

Qual o estado do tempo que fez durante o menor número de dias?


Será que no mês de novembro haverá mais dias de chuva? 


A propósito da chuva  conversámos  acerca da importância  da água e partilhámos as nossas opiniões:

- A água é muito importante para todo o Planeta Terra. (Miguel S. )

- Serve para beber (Axl F.) quando temos sede. (Dinis V.)

- A torneira tem água para nós lavarmos as mãos. (Diogo S. )

- A água é importante para lavar o lavatório quando está com terra. (Afonso O.)

- É importante para nós  sobrevivermos. (Guilherme T.)

- A água serve para as plantas crescerem. (Luana C. )

- Para regar as plantas e para os animais sobreviverem. (Noa V.)

- Para lavar a loiça. (Rafael J.)

- Para limpar as sanitas. (Inês  A.)

Como estava a chover, resolvemos colocar duas caixas de plástico no recreio para apanhar a água da chuva e assim poder utilizá-la. 


Depois colocámos a água que recolhemos da chuva dentro de um garrafão.


Com a  água da chuva  que recolhemos descobrimos que podemos utilizar diferentes medidas.

Fizemos o registo das garrafas e dos copos que conseguimos encher. 
No final quisemos  mostrar como podemos aproveitar a água da chuva...

Colocar no autoclismo

Regar as plantas do nosso jardim.

Regar a árvore que dá sombra ao nosso parque.

Limpar o lavatório da nossa casa de banho. 

É muito divertido brincar com a matemática e aproveitar  o tempo atmosférico  para cuidar melhor  do nosso meio ambiente!

E vocês, em casa, também recolhem a água da chuva???