terça-feira, 5 de maio de 2020

Pensar e aprender!

Hoje, no programa do ZIG ZAG "A grande descoberta", falou-se sobre bondade.
Se não tiveram a oportunidade de o ver, deixamos aqui o link da RTP2 para que o possam fazer.





Depois de também termos visto o programa, gostávamos de saber o que vocês pensam sobre:
  • O que é Ser Bom? O que faz uma pessoa boa?
  • O que é que ganhamos em ser bons para os outros?
  • Devemos ser bons mesmo quando não recebemos nada em troca?
  • E se tivermos feito muitas coisas boas mas também tivermos feito uma cruel, ainda somos boas pessoas?

O que é que vocês acham? Partilhem connosco a vossa opinião!

Para nós é muito importante o que vocês pensam!
Por exemplo, estas são as ideias de alguns dos nossos meninos e meninas sobre "Aprender" que foi o tema de um dos programas da semana passada.

O que é aprender?

"Aprender é descobrir coisas novas" (Adélia P.)

Como é que aprendemos?

"Eu me lembro quando fiz o meu nome. Primeiro eu vi as outras pessoas a fazerem muitas vezes as letras do meu nome. Depois eu vi muitas vezes e depois fui treinando o meu nome e depois consegui.

Quando aprendi a andar de bicicleta tinha 5 anos. Primeiro eu estava a andar com as rodinhas da frente e as rodinhas de trás. 4 rodinhas. Depois eu disse à minha mãe. Ó mãe, posso andar de bicicleta sem rodinhas? Depois a mãe disse que sim e depois nós fomos lá para o parque e tirámos as rodinhas. Primeiro a mãe a segurar, depois a mãe só me empurrou e depois eu andei sozinha. Na terceira vez eu andei sozinha sem a mamã empurrar-me como na primeira vez. Depois foi assim que eu consegui andar de bicicleta sem rodinhas como agora. Agora já sei andar!!!" (Leonor F.)

Quando não corre bem o que devemos fazer?

"Quando não corre bem temos de corrigir e fazer de novo!" (Adélia P.)

O que já aprendemos?

"Aprendi a escrever algumas coisas, aprendi a cuidar do meu feijão, aprendi coisas novas e até construí uma casa para as minhas tartarugas!" (David F.)

O feijoeiro do David F.




A casa das tartarugas do David F.

Há algum momento em que não se esteja a aprender?

"A gente não está a aprender quando se está a fazer asneiras!" (Adélia P.)

"Quando estamos a dormir porque nós estamos a descansar a nossa cabeça para no outro dia estarmos outra vez a pensar!" (Leonor F.)


E agora propomos que aprendam a fazer uma coisa nova. 

Um calendário! 

É muito simples!!
A Srª Primavera explica como!!!






Só para terminar, se tiverem aceite o desafio de decorarem uma das vossas portas aí em casa, não se esqueçam de nos enviar fotografias para que todos os vossos amigos as possam ver. Ah, e já agora, meçam essa porta usando as vossas mãos e digam-nos quanto é que ela mede!