Já tínhamos brincado com a nossa sombra e até conseguido mexer o nosso corpo sem mexer a sombra! Não foi fácil!!!
Já na nossa "oficina da luz", depois do espetáculo do Cuquedo, partilhámos com os nossos amigos aquilo que já sabíamos, ou julgávamos saber, sobre a luz.
Não tínhamos conseguido adivinhar qual era a cor dos animais da história, que afinal não eram pretos, mas sim muito coloridos. Tínhamos apenas visto as suas sombras, mas reparámos que os olhos do personagem principal, o Cuquedo, eram vermelhos.
Porque seria? Será que nem todos os objetos e materiais faziam sombras como aquelas que tínhamos conseguido fazer com o nosso corpo? Tínhamos que investigar.
Decidimos ser cientistas e descobrir o que a luz faz sobre as coisas!
O Rafael F. disse logo que os cientistas para aprenderem têm que ter um plano!
O nosso plano começou por pensarmos sobre o que iria acontecer se iluminássemos com uma lanterna estes objetos.
Registámos as nossas hipóteses numa tabela.
Aqueles que nós achámos que a luz não ia conseguir atravessar, os opacos, assinalámos na coluna da caixa de fósforos (vazia!). |
Aqueles que nós achámos que a luz ia conseguir atravessar um pouco, os translúcidos, assinalámos na coluna do papel celofane (utilizado para os olhos do Cuquedo) |
Aqueles que nós achámos que a luz ia conseguir atravessar totalmente, os transparentes, assinalámos na coluna de um pedaço de plástico transparente (a tampa de uma embalagem de fita-cola). |
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