Se bem se lembram, as nossas amigas e os nossos amigos da Nobel International School Algarve, tinham-nos convidado a conhecer um projeto que eles estão a desenvolver "A Natureza responde".
Nós aceitámos um dos desafios deste projeto, "Refrescar", e hoje partilhamos convosco o que fizemos e o que aprendemos.
Nós queríamos saber:
- Por que razão é na primavera que temos mais flores?
- Como é que uma flor abre?
Tal como os nossos amigos nos propuseram, começámos por ver este filme. É em inglês, mas tem imagens fantásticas e com ajuda dos adultos...
Foi assim que aprendemos que na Primavera temos mais flores porque há mais luz do sol, chuva e as plantas precisam de água para viver e crescer, mas também a usam para se movimentarem!
Por exemplo, já todos vimos o que acontece a uma planta quando está muito seca...
Mas depois, quando a regamos...
É que as plantas, embora não tenham músculos para se movimentarem como nós temos, usam a água para fazer mexer algumas das suas partes... como os caules, abrir as flores...
Faltava ainda aprendermos como é que uma flor abre.
Para isso resolvemos fazer a experiência que as nossas amigas e os nossos amigos da Nobel International School Algarve nos tinham proposto.
Para realizar esta atividade experimental utilizámos flores de papel que nós próprios recortámos, o que tornou esta atividade muito divertida.
Usámos materiais bem simples com uma bacia, água, vários tipos de papel, canetas e lápis
Ainda antes de fazermos as nossas flores e de as colocar na água, levantámos hipóteses sobre o que lhes iria acontecer quando se molhassem!
- A flor vai cair; as pétalas vão cair e a flor vai desmontar-se;
- Se espremermos vai deitar água;
- A flor vai abrir; vai desfazer-se em bocadinhos;
- Vai-se molhar, ficar mole e rasgar;
- Vai ficar molhada e cinzenta;
- Vai ficar molhada e depois vai ficar mole;
Registámos as nossas ideias!
Depois, pusemos mãos à obra. Desenhámos e recortámos flores.
Alguns de nós quiseram pintar com canetas e outros com lápis. Outros ainda escreveram o seu nome ou a primeira letra dele.
De seguida, foi só dobrar as pétalas uma a uma, por cima do círculo que tínhamos desenhado no centro.
Com cuidado, cada um colocou a sua flor na bacia com água e observou o que aconteceu!
O efeito foi bem bonito e divertido. Querem ver?
Foi então que o Pedro sugeriu: “E se usássemos aquele saco de plástico?" Depois surgiram outras ideias de materiais a utilizar, tais como o cartão e o papel de seda.
O papel é feito de fibras prensadas. Quando o papel absorve água as suas fibras expandem-se e desta forma a flor de papel é obrigada a abrir as suas pétalas.
É algo semelhante que acontece com as flores verdadeiras. Como já dissemos, as plantas também usam a água que absorvem para fazer as flores abrirem.
Concluímos que o tempo que as flores levam a abrir depende do tamanho da flor e do material utilizado. Quando as flores são feitas com o mesmo material, as maiores levam mais tempo a abrir.
Também descobrimos que as flores de plástico não abrem. O plástico não absorve a água.
No final, quisemos ainda observar papel com o nosso microscópio.