sexta-feira, 18 de junho de 2021

Os olhos

Um dia, quando estávamos a conversar logo pela manhã, a Leonor V. perguntou: O que é que está dentro do olho?


A Olivia S., a Matilde G., a Eva L. e a Margarida J. também ficaram muito curiosas e foi assim que apareceu o projeto "Como é que é o nosso olho?"


1º registámos o que já sabíamos, ou julgávamos saber, sobre os olhos:

  • As pestanas são para não cair nada nos olhos;
  • Os olhos têm várias cores: verde, azul, castanho, verde escuro e preto;
  • Temos sobrancelhas porque quando estamos a suar, o suor cai para as sobrancelhas e não para os olhos;
  • Quando estamos tristes ficamos com lágrimas nos olhos que depois caem;
2º Depois dissemos o que queríamos saber sobre os olhos:
  • Porque é que temos várias cores nos olhos?
  • Como é a parte de dentro do olho? Como é que se chamam essas partes?
  • Porque é que choramos?
3º Decidimos que íamos procurar informações...
  • Na Internet;
  • Perguntando aos pais;
  • Nos livros.
Planificação do nosso projeto.

Entretanto, estivemos a observar os nossos olhos ...

Os meus olhos são castanhos. As minhas pestanas também são castanhas e muito grandes. 
Eu sei que tenho pálpebras e outra coisa que é a pupila.
Os meus olhos são bonitos.

Os meus olhos são esverdeados...são bonitos!

Os meus olhos são castanhos e bonitos!


Os meus olhos são castanhos muito escuros.
Eles têm iris e pestanas que os protegem. 
Os meus olhos são bonitos.

Os meus olhos são muito castanhos e muito bonitos!

Os meus olhos são castanhos. Castanho-claro. 
As minhas pestanas são maiores.
Eu gosto dos meus olhos. Eles veem bem e são bonitos!


Em casa, a Eva L. também esteve a observar os seus olhos.

E o Miguel J. comparou os seus com os da irmã, da mãe e do pai.

Na escola, também fizemos um gráfico com as cores dos olhos de todas as meninas e de todos os meninos da nossa sala. Querem ver?


Por fora, os nossos olhos são assim!

Descobrimos que a cor dos nossos olhos depende da quantidade de melanina que é produzida na íris . Os olhos que têm "pouca" melanina são azuis e os que têm "muita" são castanhos! 

Também aprendemos que só conseguimos ver uma parte dos nossos olhos. É que eles são como globos, sólidos e cheios de liquido, e são tão importantes que a maior parte está protegida pela órbita.

O olho inteiro é assim!
A córnea deixa entrar a luz e permite ao olho projetar uma imagem sobre a retina (1).


O 1 indica a Retina. Ela é como um ecrã que está no fundo do olho. As imagens que aí são projetadas ficam de cabeça para baixo.
Observem bem o pinguim!!! 
Experimentem olhar para dentro de uma colher e vejam também o que acontece!

O 2 mostra onde fica o nervo ótico que transmite a imagem ao nosso cérebro. É o nosso cérebro que volta a colocar a imagem do pinguim de cabeça para cima.

O 3 é o cristalino que ajuda a focar bem o que vemos;
O 4, a pupila, é o circulo preto que vemos no centro do olho. Na realidade a pupila é uma abertura na entrada do globo ocular. 
Por último, o 5 é a Íris, a parte colorida do nosso olho que controla a entrada da luz. Como? Ela consegue "esticar" e "encolher". Assim, fecha ou abre mais a pupila para apenas deixar entrar a quantidade de luz certa para o interior do olho.
Se entrasse demasiada luz para dentro do olho isso podia danificá-lo. 

É um pouco complicado. 
A visão é o sentido mais complexo de todo o nosso corpo.

Este pequeno filme, embora em inglês, ajuda a compreender um pouco melhor. Ele mostra as partes que formam o nosso olho e compara-o com uma máquina fotográfica. Experimentem vê-lo com a ajuda de um adulto. Podemos sempre aprender um bocadinho mais!

 

Por fim, descobrimos que estamos sempre a fabricar lágrimas, mesmo quando não estamos a chorar. Elas são muito importantes porque não deixam os nossos olhos secar e protegem-nos dos micróbios e das poeiras. As lágrimas escorrem depois por uns canais que ligam os nossos olhos ao nariz e à garganta. 

Mas, por exemplo, quando nos magoamos ou estamos tristes, produzimos tantas lágrimas que elas não conseguem passar todas por esses canais e por isso escorrem para fora dos olhos, descendo pelo nosso rosto - choramos!

Agora, já conhecemos um pouco melhor os nossos olhos, mas será que eles são iguais aos de outros animais?