Nas nossas salas, na área das ciências, temos muitos materiais, jogos e instrumentos.
A Carolina e a Ana Teresa quando foram explorar este espaço viram os copos de medição e perguntaram:
- Para que serve isto? Carolina R. e Ana Teresa M.
- São copos para medir líquidos como a água, leite, sumo... - Cristina
- Podemos pôr água dentro? Carolina R.
- Podem! Querem mostrar aos outros meninos para que servem e como os podemos utilizar?
- Sim! Carolina R.
- Então vamos fazer uma experiência com todos os meninos e utilizamos os copos.
Vamos descobrir o que é que acontece à água que está num recipiente quando é mudada para outro diferente!
E assim foi!
1º Observámos diferentes recipientes com água (copo medidor, copo normal, saco de plástico, caixa plástica, luva)...
2º - Fizemos as nossas previsões sobre se os diversos recipientes continham mais, menos ou a mesma quantidade de água.
Estes foram os nossos comentários:
- Eu acho que o saco é o que tem mais água, porque se move. Brian R.
- O copo tem mais água porque está cheio. Carolina R.
- O copo tem mais água, porque é maior. Guilherme
- O copo tem mais água, porque está cheio e os outros não. Ana teresa
- O saco tem menos água, porque é pequeno. Lourenço
- Os cubos têm menos água. Não estão cheios. Brian R.
- A luva tem menos água dentro dos dedos. Martim S.
- O cubo maior está com água pelo meio. Mas é pouca água. Gustavo C.
- A caixa plástica tem mais água. A caixa está cheia. Lorenzo
- O saco tem mais água. Vira para baixo, vira para cima e para trás. Cassiano
3º Antes de vertermos a água de cada um dos recipientes para dentro de copos do mesmo tamanho, registamos as nossas previsões.
4º Colocamos a água contida nos diferentes recipientes em copos do mesmo tamanho e registamos o que observamos.
- A água adota a forma dos recipientes em que está contida.
- A mesma quantidade de água pode atingir alturas diferentes, dependendo do recipiente onde é colocada.
- Quando a água muda de um recipiente para outro a quantidade de água mantém-se.