segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Experiências com a água: volume e forma

 Nas nossas salas, na área das ciências, temos muitos materiais, jogos e instrumentos. 

A Carolina e a Ana Teresa  quando foram explorar este espaço viram os copos de medição e perguntaram:

- Para que serve isto? Carolina R. e Ana Teresa M.

- São copos para medir  líquidos como a água, leite, sumo... - Cristina

- Podemos pôr água dentro? Carolina R.

- Podem! Querem  mostrar aos outros meninos para que servem e como os podemos utilizar?

- Sim! Carolina R.

- Então vamos fazer uma experiência com todos os meninos  e utilizamos os copos.

Vamos descobrir o que é que acontece à água que está num recipiente quando é mudada para outro diferente!

E assim foi!

1º Observámos diferentes recipientes com água (copo medidor, copo normal, saco de plástico, caixa plástica, luva)...

2º - Fizemos as nossas previsões sobre se os diversos recipientes continham mais, menos ou a mesma quantidade de água.

Estes foram os nossos comentários:

- Eu acho que o saco é o que tem mais água, porque se move. Brian R.

- O copo tem mais água porque está cheio. Carolina R.

- O copo tem mais água, porque é maior. Guilherme

- O copo tem mais água, porque está cheio e os outros não. Ana teresa

- O saco tem menos água, porque é pequeno. Lourenço

- Os cubos têm menos água. Não estão cheios. Brian R.

- A luva tem menos água dentro dos dedos. Martim S.

- O cubo maior está com água pelo meio. Mas é pouca água. Gustavo C.

- A caixa plástica tem mais água. A caixa está cheia. Lorenzo

- O saco tem mais água. Vira para baixo, vira para cima e para trás. Cassiano

3º Antes de vertermos a água de cada um dos recipientes para dentro de copos do mesmo tamanho, registamos as nossas previsões.





4º Colocamos a água contida nos diferentes recipientes em copos do mesmo tamanho e registamos o que observamos.



5º Refletimos sobre o que observámos e concluímos que: 

  • A água adota a forma dos recipientes em que está contida.
  • A mesma quantidade de água pode atingir alturas diferentes, dependendo do recipiente onde é colocada.
  • Quando a água muda de um recipiente para outro a quantidade de água mantém-se.